sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SONGAGENS APONTAM CAVACO SILVA COMO VENCEDOR À PRIMEIRA VOLTA

Um estudo realizado pela Universidade Católica para o Diário de Notícias, JN. RTP e Antena 1 refere que Cavaco Silva será reeleito como presidente da República com uma percentagem superior às obtidas por Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, nos segundos mandatos.

Segundo este jornal, Cavaco deverá ser reeleito com 59% dos votos. Manuel Alegre surge em segundo lugar com 22%, seguindo-se Fernando Nobre com 10% e Francisco Lopes, e José Manuel Coelho e Defensor Moura com 6%, 2% e 1%, respectivamente.

Já a sondagem encomendada pelo semanário Expresso atribui a vitória a Cavaco Silva com 56,3% dos votos. Manuel Alegre surge, nesta sondagem, também em segundo lugar, mas com 25% dos votos.

O Expresso destaca ainda Fernando Nobre, que deverá ficar-se pelos 10,1%, como a surpresa na luta pelas eleições presidenciais deste ano.

Apesar das sondagens darem como certa a eleição do Presidente da República à primeira volta, o Expresso refere que Manuel Alegre está-se a preparar para a segunda volta e que já há cartaz em caso de convocatória para 13 de Fevereiro.

O semanário Sol também atribui a vitória a Cavaco Silva e chama a atenção para as relações entre Belém e S. Bento. "As relações vão ser mais tensas", afirmou um membro da Comissão Política de Cavaco Silva, ao jornal.

Esta fonte justificou esta afirmação com o facto de "o Governo [ter estado] muito presente na campanha e vários ministros do Sócrates [terem sido] responsáveis pelos Ataques mais contundentes ao Presidente".

Cláudia Reis, aqui