A Pista de Corta-mato da Serena foi o palco do Corta-mato escolar do recém-criado mega-agrupamento de Oliveira do Bairro. 
1200 alunos encheram o recinto, numa manhã de corridas, que apurou os mais rápidos e resistentes para a fase distrital. 
Foi na manhã de 12 de Janeiro que os alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, da Escola Dr. Acácio de Azevedo e da Escola Dr. Fernando Peixinho se reuniram na Pista de Corta-mato da Serena para participarem no Campeonato do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro. 
A organização teve a liderança e coordenação da Secção de Educação Física do Agrupamento e contributo dos restantes professores. 
Após longos dias de chuva, São Pedro deu tréguas e permitiu que a actividade adquirisse mais brilho, sem complicações de maior, não obstante os tradicionais salpicos de lama como decoração dos corpos dos atletas que tiveram oportunidade de correr o corta-mato escolar naquele que será palco no próximo dia 6 de Fevereiro dos Campeonatos Distritais Federados. 
Nos anos lectivos transactos, esta actividade realizara-se nos respectivos estabelecimentos de ensino. No entanto, face ao elevado número de participantes, esta prova de longa tradição, que alia de forma eficaz a actividade física ao espírito competitivo e ao convívio, foi mais além, realizando-se numa pista que acolhe provas de grande importância. 
O corta-mato teve a sua origem em Inglaterra no início do século XIX, como actividade física desportiva universitária, inicialmente praticada pelos alunos de Oxford e Cambridge. Foi evoluindo ao longo dos tempos e em Portugal foram vários os êxitos alcançados a nível europeu e mundial, individual e colectivamente. Espelho disso foi a recente conquista do ouro colectivo, em Seniores Femininos, nos Campeonatos da Europa de Corta-mato disputados em Albufeira em Dezembro de 2010. 
Este ano, esta prova desportiva escolar adquiriu ainda mais importância com a presença da equipa de reportagem do Magazine Desporto Escolar, transmitido aos fins-de-semana no programa TV2 Desporto. 
Esteve presente também a atleta campeã nacional de Juniores de corta-mato, Débora Santos, que representa o Sport Lisboa e Benfica e que é aluna do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro. No seu currículo, a jovem atleta conta já com uma participação no Campeonato da Europa da especialidade e no Campeonato do Mundo, para além de algumas vitórias em provas importantes no nosso país e em Espanha. 
Débora Santos participou na entrega de medalhas e na distribuição de postais e autógrafos. 
Em representação da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, esteve presente o Professor Rui Martins, na qualidade de chefe da divisão do desporto. 
Há ainda a referir a presença de elementos da direcção da ADERCUS, clube sediado na Serena, que permitiu a utilização da pista e que deu uma preciosa ajuda na preparação das estruturas de apoio. 
Estiveram presentes também os elementos da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e a Associação de Pais. 
Sem grandes recursos económicos disponíveis ao nível do Agrupamento, o evento só foi possível face a alguns apoios. Destacamos a participação da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro ao nível do transporte dos alunos, com uma frota de oito autocarros, bem como de algumas lembranças atribuídas aos três primeiros classificados de cada escalão, entre outras ajudas. 
A Associação de Pais do Agrupamento também patrocinou algumas das necessidades materiais da prova, bem como a empresa Tipolito, de Oliveira do Bairro. 
Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro também estiveram presentes, tendo prestado auxílio a pequenas situações de indisposições ocorridas. 
Contudo, os verdadeiros protagonistas foram os alunos que, entre participantes e espectadores, foram cerca de 1200. No entanto, os participantes foram aproximadamente 800, dos quais foram apurados os que irão representar o Agrupamento de Oliveira do Bairro no Campeonato da Equipa de Apoio às Escolas de Aveiro. 
Nos escalões mais jovens de Infantis A e Infantis B, masculinos e femininos, foram apurados 12 alunos de cada prova. Nos escalões maiores, foram apurados 18 alunos. 
Ao pódio subiram os seguintes alunos: 
- Infantis A fem.: 1ª Bruna Zagaria (5ºE); 2ª Marta Diogo (5ºH); Catarina Reste (5ºF). 
- Infantis A masc.: Fábio Santiago (5ºB); 2º Pedro Almeida (5ºI); 3º Marco Cavadas (5ºA). 
- Infantis B fem.: 1ª Ana Ladeira (7ºE); 2ª Lígia Lopes (7ºB); 3ª Salomé Sousa (6ºC). 
- Infantis B masc.: Pedro Braga (7ºH); Diogo Vela (6ºH); 3º Bernardo Gonçalves (6ºD). 
- Iniciados fem.: 1ª Vanessa Ferreira (6ºI); 2ª Beatriz Rato (8ºA); 3ª Joana Gomes (8ºD). 
- Iniciados masc.: 1º Álvaro Conceição (7ºA); 2º Igor Cavadas (7ºD); 3º Ricardo Fernandes (9ºD). 
- Juvenis fem.: 1ª Andreia Santos (10ºA); 2ª Valentina Zagaria (11ºA); 3ª Mariana Oliveira (10ºB). 
- Juvenis masc.: 1º Fábio Lopes (11ºA); 2º Fábio Pereira (11ºD); 3º Ruben Jesus (8ºH). 
- Juniores fem.: 1ª Susana Rosa (12ºA); 2ª Cátia Costa (12ºF); 3ª Joana Silva (11ºC). 
- Juniores masc.: 1º John Martins (12ºE); 2º Miguel Gouveia (9ºB); 3º João Silva (12ºD). 
Press Release do Agrupamento, escrito por: Ana Grifo 12.ºC 
Retirada daqui

