segunda-feira, 22 de novembro de 2010

UM QUINTO NÃO TEM O QUE COMER UMA VEZ POR SEMANA

Mais de um quinto das pessoas que procuram a ajuda de instituições de solidariedade, sente falta da alimentos pelo menos uma vez por semana, de acordo com um inquérito realizado pela Universidade Católica, em parceria com o Banco Alimentar e a Associação Entreajuda.

Dos 4691 utentes de mais de 500 instituições que responderam aos questionários, 27 por cento admite estar um dia inteiro sem comer algumas vezes por semana ,ou pelo menos uma vez.

"Vinte por cento diz não ter comida até ao final do mês, 32 por cento diz que tal acontece às vezes e 49 por cento diz ter sempre comida até ao fim do mês", refere ainda o estudo divulgado este domingo.

Em análise estiveram os gastos dos utentes nas instituições de solidariedade social, onde as despesa com a alimentação e casa são as que mais pesam ao final do mês, seguindo os gastos com médicos e medicamentos.

Além da compra de casa (53 por cento), o carro (19 por cento) e os electrodomésticos (16 por cento) são os bens que mais frequentemente são comprados a crédito. Apenas seis por cento diz ter recorrido a crédito para adquirir um televisor, verificando-se a mesma percentagem para consolas de jogos.

Cerca de um terço dos inquiridos contraíram empréstimos, a esmagadora maioria para a compra de casa, mas só menos de metade dizem pagar sempre as mensalidades.

Da análise resulta ainda que quatro em cada dez pessoas só compram os medicamentos quando têm dinheiro ou optam pelos mais baratos, não conseguindo adquirir sempre os remédios que são receitados pelo médico.

Retirada daqui