quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CÂMARA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DO BAIRRO ASSOCIA-SE À INICIATIVA "VAMOS PLANTAR PORTUGAL"

No Ano Internacional da Biodiversidade a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aceitou o desafio do Movimento Plantar Portugal associando-se ao movimento.

Esta parceria tem como objectivo, e com o envolvimento da sociedade civil, “aprofundar a consciência ambiental colectiva, ao promover atitudes saudáveis junto das populações, valorizando-as social e culturalmente.” Uma das tarefas da autarquia nesta parceria passa pela criação de uma Equipa de Coordenação Concelhia deste movimento no concelho de Oliveira do Bairro.

O Movimento © Plantar Portugal (MPP) assume-se como projecto que pretende contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Uma das acções previstas, a curto prazo, e já anunciada pelo Movimento Plantar Portugal é a “Semana da Reflorestação Nacional” (23 a 28 de Novembro), aquela que esperam vir a ser a maior acção de reflorestação jamais realizada no nosso país, “um projecto que consideramos de Interesse Nacional, coordenado pelo movimento em colaboração com os Municípios de Portugal e inúmeros parceiros de enorme prestígio tanto a nível nacional como internacional. A nossa expectativa para esta iniciativa é que todos os anos, durante essa semana, milhares de portugueses vão de encontro à floresta, com o objectivo de a vivenciar, proteger e plantar com respeito pela biodiversidade e pelas espécies autóctones”.

Em estreita parceria, num trabalho permanente através da Equipa de Coordenação Concelhia, o Movimento Plantar Portugal e a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vão trabalhar no sentido de “proporcionar condições para que sejam estabelecidos equilíbrios fundamentais entre as populações e os ecossistemas que as rodeiam, promovendo nomeadamente a recuperação desses mesmos ecossistemas, compensando a perda de biodiversidade, fazendo o sequestro de CO2, entre muitos outros benefícios”.


Retirada daqui