terça-feira, 10 de agosto de 2010

TOCA A LIMPAR, QUE VAI HAVER VISITAS!

Como a 8ª etapa da 72ª Volta a Portugal deste ano está aí à porta, é já visível a azáfama na cidade de Oliveira do Bairro, para receber o circo da Volta e o programa televisivo "Há Volta", da RTP, a estação de televisão que acompanha oficialmente a competição e que dá a conhecer aos espectadores as localidades por onde passa a competição.

Como pode ler-se aqui, «a festa da volta começa às 14 horas, junto aos Paços do Concelho, com o programa “Há Volta” da RTP1, com apresentação de Isabel Figueira e João Baião, feito em directo a partir da Entrada Poente da Cidade de Oliveira do Bairro», o que determina a imposição de algumas alterações ao trânsito.

Segundo consta, FOTÃO 2.0 (carro solar tripulado do IPSB) vai ser o veículo de transporte do apresentador João Baião, no referido programa.

Por isso mesmo, a par de limpeza a fundo da cascata e das zonas verdes implantadas na entrada poente da cidade, também a limpeza do espaço fronteiro aos Paços do Concelho está a ser cumprida a rigor; com a particularidade  de a varredura da via, dos passeios e dos lugares de estacionamento estar a ser efectuado à vassoura e à pá, por pessoal da Junta de Freguesia.

Da varredora municipal, nem sombra, sequer, o que faz pereceber a razão pela qual, na parte final última reunião do executivo, o presidente da Junta de Freguesia de Oiã chamou à atenção para a necessidade de cada freguesia ter conhecimento prévio da passagem da varredora municipal nas respectivas áreas geográficas.

Apesar de a presença da televisão na cidade e no concelho ser uma situação de excepção e de, nesse sentido a cidade ter obrigação de se apresentar nas suas melhores condições, não pode deixar de associar-se à dita situação de excepção, esta disponibilidade da autarquia para que tudo corra bem e para que saiam dignificados os nomes do concelho, da cidade e do município de Oliveira do Bairro.

Porque a verdade é esta: será que nos outros 364 dias do ano, o empenho e a aplicação não é tão grande, porque os munícipes do concelho não são tão credores da higiene e da limpeza dos espaços públicos da sua cidade, como os espectadores presenciais e virtuais do programa televisivo?