Campeonato das Beiras com arranque promissor
A 1ª jornada do Campeonato Absoluto das Beiras rendeu quatro medalhas à equipa da ADREP. Jorge Batista voltou a ser um dos maiores destaques da sua equipa, com o ouro conquistado nos 1500m. Tal como Soraia Ruas (Disco), Sandra Leitão (Marcha) e John Martins (400m Barreiras), todos medalhados de prata.
"Ouro" atesta espírito combativo
Com o objectivo assumido de ganhar espírito combativo, para os desafios que o esperam, no Canadá, o júnior Jorge Batista alinhou, nesta primeira jornada, numa distância bem mais longa do que tem sido habitual.
Controlou os tácticos 1500m, na frente da corrida, e disparou para fulminantes 300 metros finais, corridos em 43 segundos. Acabou com 4m01s56 e deixou nos restantes lugares de pódio, Ricardo Fernandes (J. Vidigalense) e Luís Rações (Gira Sol).
Soraia progride e John faz mínimos
Soraia Ruas foi outra das protagonistas, com novos progressos no lançamento do disco (41,09 metros). Registo que lhe valeu o título de vice-campeã das Beiras.
O mesmo aconteceu com John Martins que, na última oportunidade, conseguiu mínimos para o Campeonato de Portugal, com 55s90, nos 400m barreiras, e consequente medalha de prata.
A encerrar a jornada, Sandra Leitão foi também ela 2ª classificada, nos 10.000m marcha, com 57 minutos.
Chuva de recordes
Há ainda a destacar uma verdadeira chuva de recordes pessoais, no sector feminino. Para além dos já mencionados, nota para os progressos de Cátia Rodrigues, com 67s27, nos 400m barreiras (6º lugar).
Já nos 1500m, progrediram as seguintes atletas: Sara Barreto (6ª/ 4m59s43); Jéssica Pires (7ª/ 4m59s87); e Ana Pinto (8ª/ 5m02s26). Sem recorde, mas num honroso 9º lugar, terminou Carla Santos (5m07s44).
Nota ainda para as seguintes participações, de atletas da ADREP: André Matos, 7º no salto em altura; Flávia Costa, 10ª no lançamento do disco; Ariel Pereira, 10º nos 100m.
Cinco medalhas no 2º dia do Campeonato das Beiras
A segunda jornada do Campeonato das Beiras superou os melhores índices de produtividade, para a ADREP, que assegurou mais cinco medalhas, duas das quais de ouro. Um total de nove subidas a pódios, durante os dois dias de competição.
Jorge Batista voltou a estar entre as figuras de proa, com novo triunfo, desta feita na prova de 800m, com tácticos 1m56s. Isto, depois de ter vencido, na véspera, os 1500m.
A derradeira jornada foi igualmente aproveitada, da melhor forma, por Soraia Ruas, que se sagrou Campeã das Beiras, mas na disciplina de lançamento do peso, com 13,02m. Um título que juntou ao de vice-Campeã, alcançado na véspera, no lançamento do disco.
Neste segundo dia, medalhadas de prata foram ainda Flávia Costa, no lançamento do dardo (30,14m), e Carla Santos, na corrida de 5000m (19m15s).
Por fim, nota para a medalha de bronze alcançada por Cátia Rodrigues, nos 200m, com 26s45. Marca que seria recorde pessoal, não fosse o vento anti-regulamentar.
Às portas do pódio ficou Jéssica Pires, nos 800m, com 2m21s. Muito próxima do seu melhor. Já Ana Pinto conseguiu mesmo os ambicionados progressos, nesta mesma distância, com 2m25s que lhe valeram o 6º posto.
Equipa feminina à beira de histórico pódio colectivo
Colectivamente, a equipa feminina da ADREP deverá ter ficado em 4º lugar, entre as dezenas de formações participantes. Tendo cedido somente perante três potências do atletismo feminino, nacional, como a Juventude Vidigalense, o Grecas ou o Gira Sol.
Notáveis resultados, conquistados por atletas juvenis e juniores, numa competição destinada aos melhores seniores dos seis distritos das Beiras: Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda e Viseu.