quinta-feira, 12 de junho de 2014

GUERRAS E TONTARIAS

O PS anda em guerras intestinas. 

Se é bom pastel de Águeda para Passos e Portas, cujas luvas sobre o negócio dos submarinos emergiram de novo das águas turvas, é mau para o país perante o exterior e mesmo para a governação. 

Alegando-se sempre a melhor alternativa, não nos parece que estas divisões sejam bom indício. António Costa, enquanto presidente de uma Câmara, com centenas de advogados avençados e com tantos gabinetes que os residentes não se conhecem uns aos outros, nem uns sabem o que fazem os outros, espécie de reino anárquico, se tem hoje mais gente a apoiá-lo, é por ser presidente da Câmara que é. 

Temos sérias dúvidas se isso virá a acontecer, quando se perfilar para candidato a primeiro-ministro (PM). Procurando colar-se à Esquerda e encostar Seguro à Direita, assume a herança de Sócrates que mergulhou o país, onde está hoje, na lama, e não consta que tenha perdido ainda o comprido nariz de Pinóquio nas boas férias da louca cidade de Paris, onde também Hollande, um comparsa que M. Soares saudou como salvador da Europa, mas colocou a França nas mãos de uma mulher de Direita. 

Quanto a Guterres, não vem mal ao país. Deixou o país de tanga, mas não é mau diabo. Homem honesto é. Até 28 de Setembro, data para as primárias, vai ser guerra aos fascículos, com Seguro em baixa. Tontarias também não têm faltado à oposição. Porque o Tribunal Constitucional (TC) chumbou medidas do governo berra por eleições antecipadas. Esquece-se que a Constituição não é nenhum dogma e cada juiz faz a sua leitura. 

TC que foi considerado por Cavaco, enquanto PM, como “força de bloqueio” e por D. Barroso “pior do que o Conselho de Revolução”, de que é uma emanação. Mas também alguns tontos do PSD alinham com estas vozes. Cavaco é que diz não ceder a pressões. Por sua vez, Passos, distraído, tenta culpar o TC  pelos “malefícios”, mas esquece-se que dos 13 juizes, 10 são eleitos pela AR. 

O melhor que tem a fazer, é, antes de lançar medidas, questionar o TC que não esquecerá esta guerra desnecessária. Já baixou a temperatura, entrou em seu juízo, mas… O que deve preocupá-lo é Costa. Se ganhar, há nova vida no PS e a maneira de fazer oposição não será seguramente a de Seguro.

Armor Pires Mota