terça-feira, 6 de março de 2012

MARCIAL DE ALTO NÍVEL EM CONDEIXA E EM SEVER DO VOUGA

A Banda Marcial de Fermentelos apresentou-se, no passado fim-de-semana, em dois concertos em recinto fechado realizados no âmbito da 6ª edição do projecto ‘Bandas em Concerto’ organizada pela Direcção Regional de Cultura do Centro (DREC), onde a aguardavam públicos expectantes que em muito bom número aderiram aos espectáculos, marcando presença em ambos os espaços.

No sábado, dia 3 de Março, pelas 21.30 horas subiu ao palco do Cine-Teatro de Condeixa-a-Nova, vila onde viram a luz do dia figuras tão ilustres como Fernando Namora, ou como Simão da Cunha, Artur Barreto ou Denis-Jacinto, e até como o respeitabilíssimo João Antunes, popularizado como ‘Padre-Boi’, uma plêiade de gente boa que, conjuntamente com Conímbriga, tão bem representam este fascinante reduto da História onde o apelo do passado se faz sentir tão vivamente! Presentes, a vereadora da cultura e vice-presidente da autarquia local, Drª Margarida Guedes, e bem assim a representante da DREC, Drª Margarida Silva, que receberam das mãos dos presidentes da direcção (Engº Rui Rainho) e da assembleia geral (Engº Celestino Almeida), lembranças da Marcial.

No dia seguinte, domingo, pelas 16.00 horas, foi a vez de marcar presença no Centro de Artes e Espectáculos de Sever do Vouga, sede de um concelho onde falar das lendas da ‘Moura da Cerqueira’, do ‘Tesouro da Cabreia’ ou das ‘Pedras Mouras’ é como falar das ‘Alminhas’, dos ‘Moínhos’ ou dos ‘Espigueiros’, é, em suma, recordar o Conde de Sevéri, um dos notáveis guerreiros visigodos que, reza a história, se bateu nos inícios do século VI com os suevos em luta pelo território de  Sever do Vouga. Marcaram presença no evento a Drª Brígida Alves, programadora cultural do Centro de Artes e Espectáculos, e bem assim os representantes das filarmónicas locais, Banda Filarmónica Severense e Banda União Filarmónica Pessegueirense, que receberam das mãos do presidente e vice-presidente da direcção (Engº Rui Rainho e Rosa Maria Abrantes) e do sócio nº 1 (Adaíl Pires da Rosa), lembranças da mais antiga colectividade do concelho de Águeda.

Sob a direcção do maestro Hugo Oliveira, o programa escolhido para estes concertos primou pela diferença, uma forma muito própria da Marcial evidenciar a versatilidade dos seus desempenhos, estabelecendo uma ponte entre o repertório tradicionalmente associado ao movimento filarmónico e um repertório inovador e contemporâneo.

A Rambóia deu início aos concertos interpretando uma peça belíssima, da autoria de Emmanuel Séjourné, nascido em 1961 em Limoges, França, um especialista em percussão que materializa nos teclados do vibrafone e da marimba, o seu fascínio pela relação entre a música a outras artes performativa: o ‘Concerto para Três Percussões’ teve como solistas Afonso Xavier Estima, Hélder Carlos Roque e José Carlos Almeida.

Na sequência das suas actuações, foi interpretado ‘PERSIS’, uma obra da autoria do compositor James L. Hosay, nascido em Nashville, nos Estados Unidos da América em 1959, a que se seguiu ‘MURALLES’, a mais emblemática obra do compositor espanhol Juan-Gonzalo Gomez Deval, composta em três andamentos que simbolizam a lenda, o poder e a paixão.

No encerramento das suas apresentações, a Marcial interpretou INNUENDO, um conhecido tema dos ‘QUEEN’ arranjado pelo compositor Jorge Salgueiro que compõe regularmente desde os 14 anos e que é autor de cerca de 180 obras originais, de mais de 300 arranjos de obras de outros autores, e que foi compositor residente da banda da armada portuguesa durante 10 anos.

Ambos os espectáculos terminaram com evidentes manifestações de agrado por parte dos públicos presentes, que aplaudiram de forma entusiástica a inovação que a Marcial continua a patentear nas suas apresentações, registando de forma efusiva a qualidade das interpretações.

Em agradecimento aos muitos aplausos que lhe foram dirigidos, a colectividade mais antiga do concelho de Águeda despediu-se com a interpretação do pasodoble AMPARITO ROCA, uma das peças mais conhecidas do repertório composto pelo espanhol Jaime Texidor.