segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

CARTA PELA DEFESA DA SAÚDE EM AVEIRO

“Todos têm direito à saúde e o dever de a defender e promover”, artº 64 da Constituição da Republica Portuguesa (CPR)
A comissão de utentes de saúde de Aveiro tem constatado que as políticas levadas a cabo pelos sucessivos governos, ano após ano e cortes após cortes, têm assumido consequências dramáticas na saúde dos portugueses, contradizendo os princípios da nossa constituição.
 
Os efeitos perversos desta conduta têm levado a uma constante e progressiva degradação da qualidade e acessibilidade aos cuidados de saúde, assim como à progressiva privatização de um direito fundamental.

No Centro Hospitalar do Baixo Vouga em Aveiro, assistimos a encerramentos de serviços, à degradação da sua qualidade, tempos de espera nas urgências inaceitáveis, listas de espera em muitas especialidades que crescem de dia para dia, a falta de profissionais de saúde, a transportes de doentes em condições degradantes e humilhantes.
Com a publicação da Portaria 82/2014 de 10Abril, o futuro a curto prazo de serviços como Gastroenterologia, Oncologia Médica e Otorrinolaringologia e a médio prazo a Pneumologia, Oftalmologia, Cardiologia, Infecciologia, Nefrologia e Reumatologia, poderão desaparecer do nosso hospital. Quanto a Dermatologia, Endocrinologia (Diabetes), Estomatologia, Medicina do Trabalho e Obstetrícia, nem sequer o documento nos diz o que irá fazer.
É tempo de mudar de política para respeitar a dignidade das pessoas e promover o progresso socioeconómico! Perante esta situação, a Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro, apela aos Aveirenses que se mobilizem e apresenta-se para assumir as suas responsabilidades na defesa do Serviço Nacional de Saúde público universal e gratuito.

Assim sendo defendemos:
- Atribuição de um médico de família a todos os cidadãos;
- Extinção das taxas moderadoras nas consultas, exames, tratamentos e total comparticipação medicamentosa;
- Mais profissionais no hospital e centros de saúde;
- Normalização do atendimento nas urgências com médicos e enfermeiros que garantam a qualidade e a permanência;
- Reposição imediata de todos os serviços até à data extintos no Hospital Infante D. Pedro (Aveiro);
- Defesa da maternidade, hematologia, cardiologia, endocrinologia (diabetes), urologia, pneumologia, oncologia, estomatologia, dermatologia, entre outros no hospital;
- Transportes de doentes dignos e garantidos às consultas de especialidade e tratamentos;
- Articulação dos cuidados de saúde e por cuidados de saúde de qualidade e proximidade;

Porque a saúde é um direito de todos e não um privilégio de alguns!

A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro
utentes.saude.aveiro@gmail.com
http://www.facebook.com/utentesaude.aveiro
 
Assine a petição pública aqui