sábado, 8 de dezembro de 2012

AdRA AUMENTA TARIFAS DA ÁGUA PARA 2013


A Águas da Região de Aveiro (AdRA) vai prosseguir com o plano de convergência tarifária conforme o acordado entre as autarquias e o grupo AdP em 2009, aquando da celebração do contrato de parceria.

O Plano de Convergência Tarifária
Este plano surgiu da necessidade, diagnosticada pelos municípios que formam a parceria em conjunto com a AdP, de apoiar o modelo de gestão da AdRA em princípios de sustentabilidade económica. Na base destes princípios surgem as tarifas que, obrigatoriamente, teriam de refletir os custos dos serviços fornecidos. De modo a suavizar o impacto das atualizações tarifárias nas famílias e na economia regional, os parceiros definiram que a atualização iria ser implementada progressivamente entre 2010 e 2014. Assim, de acordo com este plano, a 1 de janeiro de 2014 as tarifas serão iguais em todos os municípios que fazem parte da AdRA.

Assim, ao estabelecer, ainda em 2009, este plano de convergência tarifária, os municípios anteciparam e suavizaram para as populações o impacto de uma reforma incontornável, garantindo a continuação de fortes e necessários investimentos em novas redes, cobrindo mais e melhor a região. 

Instituições particulares sem fins lucrativos e clientes não-domésticos sem aumentos
Face ao cumprimento exemplar deste plano, as instituições particulares sem fins lucrativos e os Clientes não-domésticos já não terão qualquer revisão do seu tarifário em 2013 para além do acréscimo relativo à taxa de inflação prevista, pelo facto do valor tarifário acordado já ter sido atingido este ano.

Clientes domésticos
Os municípios de Aveiro e de Albergaria-a-Velha também já não terão qualquer revisão tarifária em 2013 para além do acréscimo relativo à taxa de inflação prevista. Já o município de Ovar terá, em 2013, a sua última atualização tarifária, que, para o consumidor médio da AdRA (7m3 mensais) representará um acréscimo de 6 cêntimos na sua fatura de mensal.

Quanto aos restantes municípios, a revisão prevista para 2013 variará, para os mesmos 7m3  de consumo médio, entre 1 euro e 65 cêntimos  em Oliveira do Bairro e os 2 euros e 80 cêntimos em Vagos, valores estes que já incluem as tarifas fixas e variáveis de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.

Saliente-se que, para os consumidores domésticos, face à grande discrepância de valores entre as tarifas aplicadas à data de 2009 nos 10 municípios que fazem parte da AdRA, houve um maior cuidado na elaboração e aplicação do plano de convergência tarifária de modo a suavizar o seu efeito nas populações. Desta forma, a presente revisão tarifária será a penúltima para a maior parte dos municípios com a exceção de Ovar, Albergaria-a-Velha e Aveiro, cujas tarifas iniciais já estavam equiparadas ou muito aproximadas do valor de convergência final.

Às revisões acima mencionadas acresce a atualização relativa à taxa de inflação prevista para 2013.

Solidariedade
A AdRA alargou até 31 de dezembro de 2012, a campanha de solidariedade através da qual, por cada adesão dos Clientes à fatura eletrónica e/ou ao débito direto, a empresa doará entre 50 cêntimos a 1 euro a instituições de solidariedade locais.

Retirada daqui